REGULAMENTO

O CELUCINE é uma mostra competitiva de filmes produzidos por meio de fontes de captação digital. A proposta é incentivar a utilização das novas tecnologias de comunicação e informação para o fomento e a democratização da produção cultural brasileira.

 

O CELUCINE é uma realização da Indiana Produções Cinematográficas, produtora do Rio de Janeiro, sediada na Rua da Assembleia, n° 93, 1901 - Centro, inscrita no CNPJ sob o nº.07.060.648/0001-00, representada na forma de seu estatuto social. O foco do CELUCINE são os filmes de micrometragens, com duração entre 30 segundos e 3 minutos. Não serão aceitos filmes que estejam em desacordo com os requisitos definidos nesse regulamento. Os filmes enviados serão submetidos a uma curadoria que escolherá 5 filmes de cada categoria que serão entregues ao júri oficial, que escolherá os vencedores. O corpo de jurados é constituído por profissionais de reconhecido mérito no setor cultural, audiovisual e de comunicações. Os prêmios a serem entregues pelos parceiros do Festival serão escolhidos por uma equipe das próprias Instituições que concederão tais premiações especiais.

1. INSCRIÇÕES / PRORROGADAS ATÉ O DIA 03 DE AGOSTO DE 2019.

1.1. Poderão participar filmes gravados exclusivamente com tecnologia digital e realizados a partir de 2017;

1.2. Os micrometragens, por definição, deverão ter no mínimo 30 segundos e não podem ultrapassar a duração de 3 minutos;

1.3. Os filmes deverão ser inéditos em qualquer mídia e realizados dentro de uma das categorias a serem julgadas: Documentário, Ficção e Animação.

1.3.1. Os filmes realizados e inscritos em qualquer uma dessas categorias por jovens com idade entre 13 e 16 anos concorrerão ao prêmio de melhor filme Teen.

1.3.2. Os vencedores de cada categoria receberão certificados e uma premiação material ou em serviços a serem definidos e divulgados posteriormente.

1.4. O conteúdo das obras deverá, necessariamente, estar enquadrado em somente uma das categorias proposta pelo Festival;

1.5. Os filmes deverão conter os créditos relativos à realização da obra, sejam créditos iniciais ou finais, desde que não representem extensão ao limite máximo de 3 minutos; portanto, eles devem estar inclusos na própria obra;

1.6. Qualquer brasileiro, estrangeiro residente no Brasil, ou estrangeiro cidadão de país de língua portuguesa, com idade a partir de 13 anos poderá participar.

1.6.1. Os menores de 18 anos deverão apresentar no ato da inscrição, documento escaneado de autorização dos pais ou responsáveis, com firma reconhecida;

1.6.2. Caso o documento de autorização não seja enviado em conjunto com a inscrição, a mesma será indeferida;

1.7. Não há limite de filmes inscritos por participante ou para inscritos a cada nova chamada para seleção, desde que configurem obra de sua autoria;

1.8. Para cada filme deverá ser realizada uma inscrição em separado, mesmo que o autor deseje inscrever outros trabalhos;

1.9. As inscrições deverão ser realizadas em duas etapas:

Etapa 1 – O realizador e responsável pelo filme deverá se cadastrar no Vimeo e fazer o upload do filme em sua conta usando a opção “somente pessoas com senha podem ver esse vídeo”, deixando habilitado a função de “permissão para baixar este vídeo”.

Etapa 2 – Acessar o formulário eletrônico de inscrição do Festival na aba inscrição deste site.

Ao acessar o link, o realizador ou responsável pela inscrição deverá preencher o formulário e nele informar o link do filme no Vimeo com a senha de acesso.

1.9.1. Caso o filme inscrito não seja inédito;  tenha sido exibido em qualquer veículo de comunicação antes do término do Festival; ou não tenha seguido alguma das orientações descritas, o mesmo será desclassificado.

1.9.2. Caso o filme disponibilizado no Vimeo não esteja em sua melhor resolução, deverá ser enviado dessa forma quando solicitado pela produção do Festival.

1.10. Não haverá cobrança de qualquer taxa de inscrição;

1.11. Ao inscrever a obra no Festival, seu autor se declara ciente dos termos deste regulamento.

2. CONTEÚDO

2.1. Os filmes deverão abordar qualquer tema desde que estejam inseridos dentro de uma das categorias pré-estabelecidas.

2.2. As obras que configurarem promoção institucional ou publicitária serão consideradas inaptas, bem como filmes que advoguem em favor de temas político-partidários. Também serão desligadas da competição obras consideradas impróprias para exibição pública, de acordo com a legislação vigente no país e segundo o bom senso da comissão de seleção.

2.3. Não há restrição quanto ao número de filmes inscritos por concorrente, desde que estejam dentro do limite de tempo e formato estabelecido nesse regulamento no item 1.2.

 

3. PROCESSO SELETIVO

3.1. Serão excluídos da competição os trabalhos que, conforme este regulamento não se enquadrarem em qualquer dos requisitos exigidos, bem como aqueles filmes que se apresentem em desconformidade com a lei;

3.2. Dentre os inscritos e aceitos, em cada categoria proposta pelo Festival serão selecionados 05 (cinco) filmes por meio de uma curadoria. Estes filmes serão enviados aos jurados oficiais que votarão para a escolha de 01 (um) vencedor em cada categoria. As categorias de premiação que serão decididas pelo júri oficial a partir da seleção da curadoria são: Melhor Documentário, Melhor Ficção, Melhor Animação e Melhor Filme Teen. Os prêmios especiais concedidos por parceiros do Festival serão decididos e escolhidos pelas respectivas Instituições.

3.3. Os 05 (cinco) filmes finalistas de cada categoria serão anunciados e exibidos no Site e na Fanpage do CELUCINE e divulgados na imprensa (Impressa, TV, Rádio e Web), sendo os autores e responsáveis desses filmes contatados pela Comissão Organizadora;

 

4. JÚRI

4.1. O júri oficial do CELUCINE será formado por 03 (três) membros indicados pela comissão organizadora, escolhidos entre profissionais e personalidades de reconhecido mérito no setor cultural, audiovisual e de comunicações.

4.2. Os critérios de avaliação, determinados pelo júri, levarão em conta os seguintes aspectos: adequação e exploração do gênero; valor estético e artístico, qualidade técnica e ineditismo;

4.3. Reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe dá este regulamento, estão assegurados: a) o sigilo das votações; b) a soberania dos veredictos; c) a competência para o julgamento dos casos omissos e não contemplados por este regulamento.

4.4. A decisão da curadoria e do júri oficial é soberana, não cabendo recurso que a conteste.

 

5. PREMIAÇÃO

5.1. Os vencedores do Festival CELUCINE de Micrometragens serão anunciados na cerimônia de premiação que acontecerá no dia 22 de agosto de 2019, no Cine Arte UFF, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.  

5.2. Ficam excluídos da responsabilidade da produção todos os gastos não previstos no item anterior (5.2), que qualquer dos convidados venha a assumir;

5.3. Sobre os prêmios a serem concedidos para cada uma das 4 categorias oficiais, os mesmos serão definidos ao longo do período de inscrições e poderá ser de ordem material ou de serviços relacionados ao universo da produção audiovisual. A divulgação da premiação será realizada por meio dos canais de comunicação do Festival.

5.4. Além dos prêmios previstos acima, a comissão organizadora reserva o direito de oferecer prêmios especiais adicionais, de acordo com parcerias e convênios ao longo do Festival. Estes prêmios também terão divulgação nas redes sociais do Festival, no Site e na imprensa.

5.5. Todos os filmes inscritos poderão ser exibidos, após a premiação, sem ônus, no Site, no Canal ou nas Redes Sociais do Celucine, assim como em midiatecas e eventos educativos, a título de divulgação do Festival, do próprio filme e do realizador.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. A Indiana Produções Cinematográficas, detentora dos direitos do Festival CELUCINE, poderá, comercializar, fomentar novas parcerias, patrocínios e apoios ao Festival em qualquer tempo.

6.2. Os autores das obras inscritas cederão os respectivos direitos de exploração à Indiana Produções Cinematográficas, para fins comerciais e/ou promocionais, bem como para os canais e/ou veículos de comunicação que venham a ser acordados para a divulgação do Festival, os direitos de distribuição e exibição do conteúdo das obras inscritas, de forma não exclusiva e ilimitada, sem ônus para a Indiana Produções Cinematográficas e seus parceiros.

6.3. O participante deve se responsabilizar por eventuais autorizações de uso de imagem e áudio, licenças e quaisquer outros documentos necessários ou que envolvam a propriedade intelectual e/ou direitos de terceiros que componham sua OBRA;

6.4. Fica vedada a participação no CELUCINE a funcionários, prestadores de serviço ou a qualquer pessoa que tenha vínculo empregatício com a Indiana Produções Cinematográficas, ou com algum dos parceiros do Festival (Fundação de Arte de Niterói, Ministério da Cultura, Oi Futuro, Canal Brasil e Canal Like), bem como suas empresas mantenedoras, controladas e coligadas a profissionais ligados a alguma das empresas ou entidades parceiras, ou a parentes, até o 3º grau, de membro do júri ou da organização do CELUCINE.

6.5. Os autores e responsáveis pelo filme inscrito autoriza a organização do festival e seus parceiros a fazerem uso de trechos da obra inscrita, para exibição em conteúdos de divulgação do Festival, mesmo sendo monetizados no Canal do Celucine.

6.6. É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do proponente que inscrever a obra audiovisual no Celucine a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa aos direitos autorais, conexos e de imagem envolvidos na obra inscrita, cabendo exclusivamente ao mesmo obter o devido consentimento para utilizar, veicular e disponibilizar a obra audiovisual contendo nome, imagem, obras e interpretações de terceiros, devendo respeitar integralmente a legislação vigente e arcando com o pagamento respectivo, se for o caso.

 

6.7. O proponente que inscrever uma obra audiovisual no Celucine exime, desde já, a Indiana Produções e os patrocinadores ou parceiros do projeto, de quaisquer responsabilidades relativas aos direitos autorais – patrimoniais e morais –, conexos e de imagem envolvidos na obra audiovisual inscrita.

 

6.8. Os casos omissos desse Regulamento serão decididos pela Organização do Festival.

6.9. O ato de inscrição no Festival implica na concordância automática do proponente com todas as disposições do presente Regulamento.

6.10. Para dúvidas e quaisquer esclarecimentos acerca deste regulamento e do Festival, o email de contato a ser utilizado para essa finalidade é festivalcelucine@gmail.com